sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Análise ao Focusrite Studio

Scarlett Studio hardware bundle
O Focusrite studio é comercializado como sendo um pacote completo de gravação profissional para músicos. É constituído por um interface áudio (o Scarlett 2i2), por um microfone de condensador de membrana larga (o CM25) e por uns auscultadores (os HP60).

Também vem incluído no pacote um cabo XLR de três metros e um cabo USB. Em termos de software, este é compatível com o Windows e com o OSX e trás o Cubase LE 6, um plugin de efeitos e processamento (Focusrite plugin suite), um sintetizador (Novation Bass Station) e o loopmaster que é um software de efeitos sonoros, percussão etc.

Scarlet 2i2
usb audio interface - scarlett 2i2
Este interface áudio, que não é mais do que uma placa de som, liga-se ao computador por USB e não necessita de uma fonte de alimentação externa para o alimentar, tirando toda a energia da porta USB.
A caixa é feita numa peça única de alumínio anodizado vermelho, cor da série scarlett,  com a parte frontal e traseira em plástico preto.
Scarlett 2i2 unique halo indicatorsA parte frontal é constituída por duas entradas de áudio combinadas combinadas XLR/Jack 6,35 mm equipadas com os premiados pré-amplificadores da focusrite, interruptor de phantom power, selector independente para alta impedância (inst) ou de baixa impedância (line) e regulação de ganho. A rodear o botão de regulação de ganho está a indicação do nível. Verde para quando está bom âmbar para quando está quase no máximo e vermelho para quando começa a distorcer o áudio.
Tem ainda uma saída para auscultadores com regulação de volume independente, regulação de volume da saída para os monitores de estúdio e um selector de monitorização direta que permite ouvir as entradas sem que estas sejam passem pelo computador, eliminado a latência.

Scalett 2i2 usb audio interface
Na parte traseira estão as saídas para os monitores, a porta USB para ligar ao computador e um
sistema de segurança Kensington Lock.

Para uso doméstico este equipamento é suficiente e porta-se bem não se notando nenhum ruído de fundo na monitorização. As estradas de som, que não são mais do que uma entrada estéreo separada por canais, consegue captar o áudio melhor do que uma placa de som normal de um PC, especialmente quando usada com instrumentos.

Especificações:
  • 2 entradas / 2 saida
  • 96 KHz, 24-bit
  • 2 pré-amplificadores de microfone  Focusrite
  • 2 Entradas line/mic/instrumento combinadas  XLR / Jack TRS  6,35mm
  • 2 Reguladores de ganho com indicadores de ganho
  • Interruptor de 48V Phantom powe
  • Interruptor de monitorização Directa
  • Led indicador de conexão US
  • Saída para auscultadores de 6,35mm
  • Regulador de nível de dos auscultadores e regulador de áudio de grande formato para a saída dos monitores
  • 2 saídas balanceadas para  monitor de estúdio – Jack TRS 6,35 mm
  • USB 2.
  • Kensington Loc


Microfone CM25
Este é um microfone de condensador com membrana larga feito exclusivamente para este pacote. É um microfone que cumpre bem a sua função. A qualidade de som produzida está a milhas dos microfones existentes nos headsets e em muitos microfone de secretária e é mais do que suficiente para produzir áudio de qualidade.


Especificações:
  • Tipo: Condensador com membrana de 20 mm de diâmetro com resposta do tipo cardioidal
  • Suporte fêmea 5/8”  com adaptador de 3/8”
  • Resposta de Frequência: 30 Hz - 20 kHz
  • Sensibilidade: -36 dB ±2 dB (0 dB = 1 V/Pa)
  • Ruido próprio: 18 dBA
  • Nivel de pressão sonora máximo: 130 dB (1 kHz)
  • Relação Sinal-Ruído (SNR): 76 dB
  • Impedância: 150 ohms
  • Alimentação: Via 48 V phantom


Auscultadores HP60
Estes auscultadores são fechados de modo a impedir que o som emitido derrame para fora e seja captado pelo microfone. Por isso o som destes auscultadores tem um toque de encaixotado com as frequências médias um pouco mais sensíveis que as outras. De qualquer forma são confortáveis e estão ao nível do resto do pacote.

Especificações:
  • Tipo: fechados
  • Diâmetro do altifalante: 53 mm
  • Impedância: 60 ohms
  • Sensibilidade SPL: 94 dB ±3 dB
  • Resposta de frequência: 10 Hz - 30 kHz
  • Comprimento do cabo: 3 m (approx.)
  • Conectores: Jack 3.5 mm / 6.35 mm (via adaptador)
  • Peso: 280 g (inc. cabo)


Conclusão
Para quem está a começar ou para quem apenas quer um método para gravar áudio de qualidade, este pacote corresponde às expectativas. Só peca por ser um pouco mais caro do que algumas soluções no mercado. Parece ser robusto e bem construído e é dos mais bonitos que anda no mercado. Apesar da falta de uma entrada/saída midi, a qual só vai fazer falta a quem precisa dela, as entradas são suficientes para uma banda de garagem ou mesmo para gravar uma bateria (Com algum trabalho mas chega-se lá). 

Prós:
Bem construído
Os mesmos Pré-amplificadores usados em gamas mais profissionais
Pacote de software bastante completo (Apenas para Windows e OSX)
Compatível com linux (O pacote de software não)
Cabo XLR de boa qualidade

Contras
Falta de um controlo de mistura entre o áudio vindo do computador e o áudio directo das entradas.
Para alguns, a entrada/saída midi.
Falta um tripé para o microfone para que o pacote fique completo
O registo do software pode ser complicado


2 comentários:

  1. Tenho este kit e posso dizer que é o melhor do mercado tanto para iniciabtes como para profissionais. O cm25 é mais para voz suave e violão (acustico completo) O HP60 serve mais para monitorar, pelo fato dele ser fechado deixando o som mais grave e sem noção de ambiencia(mais ainda sim conhecendo bem o HP60 dá pra tirar um bom som de referencia dele "muito claro e fiel ao som").O que faltou no kit foi um pedestal e o pop filter.

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  2. Comprei recentemente o kit. Gostaria de saber mais sobre a chave de monitoramento abaixo do botão phantom. Alguém pode me explicar? Grato.

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